Seja bem-vindo(a)!

Esse é mais um canal para você conhecer a ABGEV e saber sobre suas atividades e realizações.
Participe com seus comentários. Interagir é fundamental!

domingo, 29 de junho de 2008

Novo Conselho da ABGEV reúne-se em Atibaia

O conselho da ABGEV, empossado em 29 de abril, reuniu-se neste sábado, 28.06, no Bourbon Atibaia Resort Spa & Convention Center, para sua primeira reunião de planejamento. Recebidos pelo novo gerente geral do empreendimento, Francisco Calvo, o gerente adjunto, Jan Rabe, e a gerente de contas Ana Paula Liberato, os líderes da entidade estabeleceram as metas para o biênio 2008-2010.
Entre os assuntos da pauta estavam a criação dos novos comitês da entidade, a reestruturação do quadro de funcionários e da sede administrativa, o reajuste e a diferenciação nas formas de contribuição, planos de ampliação da abrangência nacional, LACTTE 2009, parceria com NBTA, entre outros. "É muito bom poder contar com a dedicação voluntária de cada um de vocês. Tenho certeza que a ABGEV irá se desenvolver ainda mais com esta nova diretoria", disse Viviânne Martins, ao abrir a reunião.
Os comitês de Hotelaria (CH) e de Agências Corporativas (CAC) foram instituídos formamelmente e tiveram suas reuniões inaugural marcadas para o mês de agosto. "Nossos associados serão contatados pela ABGEV para ingressarem nesses comitês. Hoje definimos as regras de participação e os coordenadores de cada um", anunciou Patricia Thomas, vice-presidente da entidade. João Bueno, da Sol Meliá Hotels & Resorts, assumirá a coordenação do CH e Paulo Perez, da HRG, a coordenação do CAC. "Cada comitê terá mais dois coordenadores eleitos pelo próprio grupo", informou Patricia.
Seguindo os moldes estabelecidos pela NBTA para seus associados, e já trabalhando para uma parceria mais efetiva com a associação americana, a diretoria da ABGEV decidiu incorporar em seu plano de associação valores diferenciados de contribuição entre gestores e fornecedores. "A partir de 30 de julho, data do reajuste anual das inscrições, os associados passarão a contribuir conforme sua posição na cadeia produtiva das viagens corporativas", informou Alberto G. Martins, superintendente executivo da ABGEV.
Os planos de expansão da ABGEV serão anunciados individualmente, seguindo a preocupação que a entidade tem no crescimento com qualidade. Para isso foram definidas coordenadorias de trabalho, onde cada executivo poderá contribuir com sua expertise.
O conselho da ABGEV é formado por: Paulo Lima, do McDonald´s, presidente e diretor financeiro, Carlos Eduardo dos Santos, da GSK, César da Cruz Santos, da IBM, João Bueno, da Sol Meliá, Moisés Ferreira, da Nextel, Paulo Daniel da Silva, da Fiat, Paulo Perez, da HRG Brasil, Sônia Rubino, da Xerox e Walter Teixeira, da TX Consultoria.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Cmte. Bariori, presidente da TAM, fala a´O Gestor

Leia aqui no Blog da ABGEV a entrevista concedida a´O Gestor, publicada na edição de junho/julho 08.

1- Quais são as expectativas para a nova gestão na TAM?
Cmte. Barioni - Hoje a TAM é a maior empresa aérea do Hemisfério Sul. Nossa meta é consolidar esta posição e transformar a companhia em referência mundial da aviação, sustentando nossa atuação em três pilares de excelência: serviço, com foco no atendimento, na diferenciação do produto e no “Espírito de Servir” disseminado pelo fundador da TAM, Comandante Rolim Amaro; técnico-operacional, que prima pela segurança, qualidade de operação e eficiência; e gestão, baseada na motivação dos colaboradores, cultura do alto desempenho, de custos controlados etc.

2- Como está sendo realizado o processo de modernização, novas tecnologias e novas adequações internas das aeronaves que visa o maior conforto dos passageiros, também para classe econômica?
CB
- No momento, a frota da TAM é composta por 110 aeronaves, com idade média de 6,7 anos. Todas possuem as melhores opções de equipamentos e softwares oferecidos pelos fabricantes, constituindo uma das frotas mais avançadas do mundo. Operamos aeronaves Airbus dos modelos: A340-500, A330-200 (wide bodies, para vôos de longo curso), A321, A320-200 e A319-100 (narrow bodies, para etapas médias e curtas). Os aviões destas “famílias” se diferenciam pelo número de assentos e asseguram maior flexibilidade às decisões de caráter comercial. As aeronaves narrow bodies também estão entre as mais confortáveis no país em sua categoria. Para os vôos internacionais de longo curso, a configuração das aeronaves da TAM permite atender desde a sofisticação exigida pelos passageiros da Primeira Classe, às necessidades dos viajantes de negócios da Classe Executiva e dos clientes que viajam a lazer na Classe Econômica.

3- São 2 milhões e meio de passageiros por mês. Qual o tamanho do desafio para alcançar as metas de satisfação, dentro desse novo modelo de qualidade que está sendo implementado?
CB - A essência da TAM é expressa pelo conceito “Espírito de Servir”, criado pelo Comandante Rolim. Esta cultura corporativa permeia todos os níveis da companhia e continua a nortear as ações da administração em seu dia-a-dia. Transmitimos constantemente aos funcionários a nossa missão de ser a companhia aérea preferida das pessoas, com alegria, criatividade, respeito e responsabilidade. Uma das estratégias-chave da TAM é o atendimento diferenciado e de alta qualidade. Procuramos tornar a viagem mais conveniente e prazerosa para os passageiros, sempre aperfeiçoando o serviço e reforçando o comprometimento da empresa com o cliente.
Além disso, possuímos desde 1991 o canal de comunicação “Fale com o Presidente”, para incentivar o cliente a nos enviar sugestões, elogios e críticas. Os assuntos abordados são pesquisados e analisados, mantendo o cliente sempre informado sobre o andamento da solicitação ou sugestão até que esta seja resolvida ou implementada.


4- Como a TAM pretende primar esta busca pela qualidade em relação à troca das aeronaves, treinamento, novos critérios de seleção, etc.?
CB - Definimos um plano de frota de longo prazo consistente e flexível para sustentar a expansão nos mercados internacional e doméstico. Esta nossa política constitui a base necessária para a obtenção de altos índices de segurança, qualidade, regularidade e pontualidade, além de trazer uma racionalização dos custos de manutenção.
Em relação aos treinamentos ministrados aos novos colaboradores, a TAM possui um centro de treinamento com capacidade de atender mais de 750 alunos por dia em cursos certificatórios e gerenciais. Os profissionais da área de manutenção são treinados pelos próprios fabricantes e fornecedores em suas respectivas instalações no exterior (Airbus, Rolls-Royce, General Eletric etc). Quanto à seleção dos funcionários, avaliamos as características que atendem ao “Espírito de Servir” e também analisamos nos currículos as atividades extra-curriculares que envolvem voluntariado. Durante os treinamentos oferecidos, evidenciamos a cultura e os valores da companhia, de forma que todos os 22 mil colaboradores da TAM atuem em consonância com as melhores práticas de atendimento. Além disso, a empresa investe em programas de incentivo, premiações e em uma política de motivação que visa desenvolver e reter pessoas motivadas.
5- Qual foi o impacto para a TAM das novas bandas tarifárias – critérios de venda e a customização de produtos?
CB - O impacto foi positivo, na medida em que se trata de mais um benefício aos clientes da empresa. Consiste em cinco perfis de tarifas denominados Promo, Light, Flex, Max e Top, que se adaptam às necessidades de viagem dos passageiros. Aos perfis de tarifas somam-se novas modalidades de pagamento implementadas no primeiro semestre do ano passado, com mais facilidades aos passageiros que adquirirem seus bilhetes pelo website ou callcenter, pagamentos em casas lotéricas e em bancos (via débito automático ou boleto), compra da passagem financiada por meio do crédito direto ao consumidor, além das formas tradicionais utilizadas, como dinheiro e cartão de crédito.

6- O setor de viagens corporativas movimentou R$ 30,9 bilhões em 2007. Quais são os planos da TAM voltados para esse expansivo mercado?
CB -
A maioria dos passageiros da TAM é composta por executivos em viagem de negócios. A combinação entre malha aérea e freqüência de rotas proporciona ampla variedade de horários, alta pontualidade e preços competitivos. Os novos perfis de tarifas e as modalidades de pagamento citadas acima são algumas das facilidades oferecidas a estes clientes, que também contam com opção de check-in pela Internet. Outro benefício é o Programa TAM Fidelidade, em que os passageiros podem acumular e resgatar pontos para viagens domésticas ou internacionais. A companhia possui também a unidade de turismo TAM Viagens, que acaba de criar uma área específica para o segmento de feiras e eventos. A proposta tem o objetivo de facilitar a compra de pacotes, com passagem e hospedagem, aos empresários que viajam por motivo de negócios.